segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Queijo Camembert gratinado num jantar de Halloween


Quando eu era criança dia 1 de Novembro era dia de ir ao Bolinho Bolinho. Acordava cedo, apesar de não ser dia de escola e ia com as minhas amigas de porta em porta com o talego na mão. Havia quem desse nozes, castanhas, batatas doces assadas, broas, pinhões, rebuçados, chocolates e dinheiro. Nessa altura andávamos as 3 de porta em porta, e dizíamos a quem nos recebia “Bolinho, Bolinho para dentro do meu saquinho”, as respostas costumavam ser simpáticas e o facto de viver num local com poucas crianças fazia com que fossemos recebidas com entusiasmo, mas havia sempre quem aproveitasse para nos perguntar se os bolinhos eram para o casamento. Isto, quando começamos a entrar na adolescência, sinal de que a ida ao bolinho estava a chegar ao fim, pelo menos para nós.  As recordações desse dia permanecem vivas na minha memória, assim como o momento em que depois de chegar a casa carregada contava as moedinhas e separava os rebuçados enquanto enchia a boca de doces. Era um dia de abundância e de felicidade que espero que não se perca nas próximas gerações com a chegada do Halloween e do Trick or Treat… Não sou contra a importação da noite das bruxas mas tenho dúvidas se será possível conjuga-la com as nossas tradições.


Na sexta-feira passada o jantar foi de Halloween. A época não permitiu que fugíssemos ao tema, e as ideias para os disfarces começaram a fervilhar…eu era uma aranha mas haviam duas  morcegas, uma gatinha, um feiticeiro e claro uma bruxa. 

A noite foi de terror e a ementa de assustar qualquer mortal...Eu preparei as entradas. Resolvi fazer um queijo Camembert  gratinado com orégãos e umas espetadinhas de ananás com bacon. 


Para o prato principal havia arroz de marisco, especialidade da dona da casa, que mais uma vez se revelou uma delícia.


Para sobremesa fomos brindados com torta de laranja e tarte de whisky, dois doces maravilhosos feitos por duas das convidadas.


Para o queijo Camembert gratinado precisei de :

1 Queijo Camembert
3 dentes de alho picados
Sal, pimenta, orégãos  e azeite q.b.

Preparação:

1: Numa taça misturei o alho picado, o sal, a pimenta, os orégãos e o azeite.

2: Cortei a parte superior do queijo.

3: Cobri o queijo com o preparado anterior coloquei a capa que tinha retirado no passo anterior e levei a gratinar dentro da caixinha de madeira até o queijo derreter.

26 comentários:

  1. Estava tudo tão delicioso e a companhia ainda estava melhor :)

    ResponderEliminar
  2. Muito engraçadas todas as coisas que fizeeste.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. isso é que foi uma festarola... gostei da receitinha de hoje.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Valha-me Deus... Adoro queijo e a uns minutos do almoço até faz mal... :-) esta fica para fazer em breve! Logo conto como ficou!

    ResponderEliminar
  5. Bem, que receitas APETITOSAS...adorei...

    bjs

    http://from-pot-to-the-heart.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Por aqui o "bolinho,bolinho" é uma tradição engraçada e muitos miudos esperam por este dia com muita alegria (falo pelos meus).Adoram vir de talegos cheios e depois colocar em caixas os vários tipos de guloseimas e frutos secos(esses são para a mãe usar em bolos e afins. Eu também ganho nesse dia,ehehhe). Depois tenho é de os controlar porque senão é doces todo o dia e dores de barriga a seguir.
    Esse queijinho está aterrorizador e com muito bom aspecto.Venham as tostinhas!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  7. É só delícias,....boa jantarada,...
    Beijinhos,
    http://www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Muito gira a vossa ementa, bem spooky!
    Por cá não há grandes tradições nestes dias, mas gosto de saber que por muitos sítios ainda são cultivadas.
    Esse queijinho perfeito com tostinhas :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Eu nunca fui ao Bolinho Bolinho, mas devia ser uma experiência e um dia único :) Recordações como essas ficam para sempre :)
    Compreendo o que dizes, com a chegada do haloween a supremacia das tradições e marketing Americano faz com que nós próprios nos deixemos levar, mas cabe a nós ( e neste caso a ti que o viveste) em passar isso para os teus filhos e netos :)

    A noite parece ter sido menos de terror, com tanta coisa boa e gira! Adorei os pormenores todos ( desde à ementa aos copos! ). Realmente é preciso muita imaginação e vontade, e já reparei que tens muito jeito e gosto para essas festas, há que continuar pois parecem ser uma diversao! :)

    O teu queijo ficou com um aspecto deliciosamente terrível ( vá, para ir com o tema! ), e esse arroz de marisco da dona da casa...ui, que maravilha!

    A sobremesa claro...encheu-me o olho ( é sempre o melhor hehe ), essas tortas ficaram mesmo fofas e húmidas como se quer! E o de baixo...é um tiramisu?? Ui...se me tivessem convidado acho que ficava-me só pelas sobremesas para haver espaço para tudo, mas depois acho que me convidavam mais hehe ;) Mas vá, eu levava uma minha para vocês comerem! :D

    Resumido...mais uma grande festa que será sem dúvida para repetir :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá diogo, obrigada pelos teus comentários sempre tão atenciosos=)

      a segunda sobremesa não é tiramisu, é a tarte de whisky...realmente faz lembrar tiramisu pk do caramelo sobre os palitos de lareine!!estava muito boa, o travo à bebida faz a diferença em relação à maioria das sobremesas.

      serias muito bem vindo ao nosso jantar, era só escolheres uma fatiota...quanto á possibilidade de trazeres uma sobremesa já a tenho escolhida há mt tmp, seria a mousse de chocolate com frutos silvestres e amendoas=) k tal???só lhe tinhamos de dar um nome assutador!!
      beijinhos grandes

      Eliminar
    2. Olá Vera :)

      Obrigado eu também, pelos teus comentários também sempre simpáticos e divertidos no meu cantinho :)

      Tarte de whisky?? Ui...nunca comi mas parece-me muito bem! Sim, pensei que fosse tiramisu por causa dos palitos ;) fui enganado!! hehe E sim, o alcool dá sempre um travo e um toque especial ;)

      Humm, aceitaria com muito gosto um convite para o jantar :) Talvez para um próximo quem sabe :)
      Essa foi a tua preferida ? Para mim também é das melhores...aquelas três camadas são simplesmente irresistíveis, fazia-a de novo com todo o gosto :) E devido à sua cor ficava mesmo apropriada ao jantar hehe
      Nome assustador? hummm...Mioleira crocante :D ;)

      Um beijo
      Diogo

      Eliminar
    3. Eu adoro mousse de chocolate...e acho k a conjugação dos frutos vermelhos e da amêndoa deve ser MARAVILHOSAA.tnh a tua receita na mnh pasta de "receitas a experimentar", mas claro k se fosses tu a fazer tnh a certeza do resultado final=) acho k o nome seria apropriado!!

      bj

      Eliminar
    4. Eu por acaso nunca fui grande adepto de mousse de chocolate...mas isso era de antes :D Hoje em dia aprecio uma bela mousse e esta é particularmente boa porque tem 3 camadas deliciosas e cada uma com sabores distintos :)

      Tens mesmo que fazer um dia, e olha que com o jeito que tens irá ficar de certeza tão boa ou ainda melhor e mais bonita que a eu fiz :) Não tenho dúvidas disso :) Fazemos assim, eu levo os ingredientes e oriento a receita...e tu fazes o resto ( parece-me muito bem hehe ;) ) !

      Um beijo
      Diogo

      Eliminar
    5. olá,
      parece-me optima ideia =)
      ficamos então combinados assim...beijinhos

      Eliminar
  10. o teu queijinho estava tão tão bom!!! quando fazes de novo?:)

    ResponderEliminar
  11. Só comida boa e eu que não consegui ir :(

    ResponderEliminar
  12. Tanto que eu gostava de ir pedir os bolinhos! :)
    Esse queijo tem mesmo um aspecto guloso!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  13. Que saudades que eu tenho de ir ao bolinho, bolinho! mas agora também não ficamos nada mal com estas jantaradas :D eu fui uma das privilegiadas que esteve lá e estava tudo maravilhoso! o queijo então!! upa upa! ;) beijinho

    ResponderEliminar
  14. Muito legal rsrsr,parabéns
    Adorei seu blog.
    Até mais

    ResponderEliminar
  15. Olá Vera:)

    Foi um jantar deliciosamente assustador...:):):)
    Adorei tudo e era difícil escolher qual o mais gostoso.

    Na minha Casinha só mesmo a torta para lembrar que era dia das bruxas porque fora isso mais nada. Não temos o hábito:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Olá Vera,
    Aqui estou eu... Que bela festa tiveste. Adorei a decoração e os nomes apropriados á ocasião, como viste inspirei-me nas tuas ocasiões Especiais anteriores e tentei fazer algo do género na festa de Halloween cá em casa.

    Eu quando era pequenina também dia 1 era dia de andar de porta em porta, mas por cá, pedia-se "Pão por Deus". É, de facto, uma experiência única que fica para sempre como uma boa recordação.

    Sou uma amante de queijo, por isso, adorei e vou experimentar essa tua entrada!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. De certeza que foi um dia muito bem passado :)
    Estava tudo uma delicia :P

    Bjokas

    ResponderEliminar
  18. Que grande jantar :) Uma ementa bem interessante!
    Eu quando era pequenina dava uma volta aqui na rua com mais uns miúdos e iamos cantar os "Bolinhos e bolinhós..." :p
    Momentos felizes :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  19. Que belo jantar :) Que pena não ter ido :(
    Estava tudo cheio de imaginação a decoração e a ementa :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar

Entrecostos não se discutem, mas podem-se comentar: