quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Crumble de maçã com passas e jeropiga



O São Martinho foi comemorado como manda a tradição com castanhas e jeropiga. Para complementar este magusto improvisado fiz uma sobremesa com os sabores da época. Já há algum tempo que pensava fazer um crumble e pareceu-me que esta seria a ocasião certa. Servi-o ainda quente com gelado de baunilha. Ficou uma delícia que perfumou a cozinha com o cheirinho da canela e da maçã…



Para o crumble de maçã com passas e jeropiga precisei de:

2 Maçãs reinetas
2 Maçãs royal gala
4 colheres de sopa de passas
3 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de jeropiga
1 colher de sopa de canela em pó
150 g de farinha
80 g de açúcar amarelo
80 g de manteiga

Preparação:

1: Comecei por cortar as maçãs em pedaços pequenos, coloquei-as num recipiente de ir ao forno e juntei o açúcar, as passas, a canela e a jeropiga. Misturei tudo muito bem.
2: Misturei a farinha, o açúcar amarelo e a manteiga e misturei tudo até obter um mistura tipo areia grossa.
3: Espalhei essa mistura sobre as maçãs e levei ao forno por 30 minutos até a crosta ficar dourada.

20 comentários:

  1. não sou fã de castanhas mas de crumble sou :) adoro e fiquei cheia de vontade de experimentar este com tons outonais e sabores a S.Martinho :) beijinho

    ResponderEliminar
  2. Já disse vezes sem conta que adoro doces com maçã e canela e esse crumble tem um aspecto maravilhoso!!
    Beijos ;)

    ResponderEliminar
  3. Verinha, se há crumble tens de me convidar, ok??E com estes ingredientes,ui,ui sem provar já está mais que aprovado!Devia ser S.Martinho muitas vezes!!
    Bjokas
    Rita

    ResponderEliminar
  4. Tanta coisa boa! Tem tudo muito bom aspecto.
    Para a próxima, toco à campainha!!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Huuummmmm estava delicioso!!! aliás como tudo o que fazes:)

    ResponderEliminar
  6. Eu ficava-me só pelas castanhas :)
    Não gosto muito de doces com maçã...Mas isto sou eu que sou uma esquisita :P

    beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Nham, nham... Este ano tb se têm feito muitos crumbles cá por casa. Uns com marmelos, outros com pêra, outros com maca... Este vai ficar na fica para ser feito :-)

    ResponderEliminar
  8. Olá Vera:)

    Adorei o crumble! Já ando para fazer à tanto tempo e esqueço-me sempre dessa iguaria, mas depois de ver o teu que ficou com um aspecto delicioso e tentador que é dificil resistir. Tenho todos os ingredientes por isso não tenho desculpa:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Nhami deve ser optimoo, so tirava as passas (se bem que já vou gostando).

    ResponderEliminar
  10. Olá Vera!
    Sabe tão bem um crumble de maçã nesta altura do ano.
    Combina com o Outono, e adorei o toque da jeropiga.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Tudo fantástico :)
    O chumbe esta com óptimo aspecto :) e com uma junção de ingredientes interessante :)
    As castanhas estão bem bonitas :) e eu adoro!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  12. E muito bem acompanhado! :)

    Eu adoro castanhas e crumbles especialmente de maçã e esse até teve direito a um ingrediente "especial" :) Deve ter ficado uma delicia e assim quentinho com esse gelado e umas castanhas a acompanhar...belo magusto! :D

    Como sempre, uma delicia Vera :)

    Um beijo
    Diogo

    ResponderEliminar
  13. Mas que sugestão tão boa e tão apropriada a esta altura do ano!

    ResponderEliminar
  14. Adorei esse crumble... ficou mesmo ao meu gosto :P

    Bjokas

    ResponderEliminar
  15. Olá Vera, tudo ao meu gosto:)
    esse crumble está formidável, adorei a sugestão de juntar a jeropiga, que bom!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. Olá Vera,
    Ficou com um aspecto delicioso! Vou experimentar, mas sem as passas, porque não gosto mesmo nada delas. Já vi imensas receitas de crumble e fico sempre com água na boca e ansiosa para provar.

    Vou experimentar e depois partilho a experiência :)

    Bons cozinhados! *
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Olá!!
    Acho que estou a babar com este crumble!! Que maravilha!

    ResponderEliminar

Entrecostos não se discutem, mas podem-se comentar: