terça-feira, 27 de novembro de 2012

Bolo de bolacha com chocolate


No fim-de-semana passado fui ao Alentejo. Fui a casa. Estive com a minha família e com amigos que não via há já algum tempo. Quando lá vou aproveito sempre para matar saudades e para saborear as comidinhas feitas pela minha mãe…Os dias estavam frios, as noites nem se fala…mas  estar no Alentejo é para mim uma das melhores coisas do mundo. Lá, quando chove usamos uma sombrinha, no ar paira o cheiro da terra húmida e há poças de água onde se ouvem sapos coaxar…São sempre dias tão felizes aqueles que passo lá!


Para a sobremesa de sábado resolvi fazer um bolo de bolacha com chocolate. A receita não é nova, já a tinha feito algumas vezes, mas ficou uma delícia. Se gostam de bolo de bolacha têm de experimentar!



Para o bolo de bolacha precisei de:

1 tablete de chocolate para culinária
3 pacotes de natas
6 folhas de gelatina
1 pacote de bolachas marias
1 lata de leite condensado

Preparação:

1: Comecei por derreter o chocolate com um dos pacotes de natas e com o leite condensado em banho-maria. Deixei arrefecer (cerca de 45minutos).
2: Bati os outros dois pacotes de natas até ficarem em chantili firme.
3:Adicionei as natas batidas à mistura de chocolate que entretanto já tinha arrefecido.
4: Demolhei as folhas de gelatina em água fria e depois derretias num pouco de água quente. Adicionei-as ao preparado anterior.
5: Numa forma de aro amovível fiz camadas alternadas de bolachas e de chocolate. Levei ao frigorífico até solidificar e retirei o aro. Decorei com raspas de chocolate e com bolacha.

16 comentários:

  1. Apesar de ser do norte, gosto muito do alentejo.
    Paisagens e sabores inconfundiveis.
    O bolo de bolacha ficou delicioso.
    Bjs
    rosario
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Então viestes aqui pertinho e não vieste beber um cafézinho???Para a próxima tens de me avisar...
    E podes trazer um bolinho desses!
    Bjkas
    Rita

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha de sugestão, está mesmo bonito esse bolo!

    ResponderEliminar
  4. Adoro bolo de bolacha e esse esta mesmo como eu gosto.
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Que delícia de bolo de bolacha com chocolate, adorei!!

    Não conhecia o teu blog e já estou a seguir :)

    Beijocas*

    ResponderEliminar
  6. Olá Vera!
    Finalmente, depois de tanto tempo a seguir o teu blog e as tuas maravilhosas receitas resolvi deixar-te um comentário... Acho este bolo de bolacha tão delicioso (tal como tantas outras receitas que já aqui partilhaste).
    Quero também felicitar-te pelo teu blog! (acreditas que praticamente todos os dias dou uma espreitadela por aqui?)
    Beijinhos

    Lídia

    ResponderEliminar
  7. tão bom voltar a casa, não é? este bolo é uma verdadeira tentação :) beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Também já fiz bolo de bolacha de chocolate e é mesmo uma maravilha :) E o teu ficou perfeito :)
    Beijos

    ResponderEliminar
  9. Adoro! Adoro! Adoro! E acabei de comer um bocadinho com os olhos.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  10. Bom dia,

    Adoro bolos de bolacha :D
    Este tem um aspecto guloso!

    Beijinho
    http://from-pot-to-the-heart.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Adorei esta versão! Na minha terra leva demasiada manteiga, gosto mais desta ideia :)
    Beijinhos
    Inês

    ResponderEliminar
  12. Olá Vera,
    Que óptimas fotografias :)

    O voltar a casa tem sempre um sabor diferente, não é verdade?

    O bolo ficou com óptimo aspecto e guloso! Apesar de não gostar muito de bolo de bolacha, acho que iria gostar bastante deste, pelo chocolate!

    Bons cozinhados! *
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Olá Vera, é bom repor energias e sentirmo-nos em casa :)
    O alentejo é maravilhoso. Assim como este teu bolo de bolacha, perfeito!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  14. Ah pois é, comida dos pais sabe sempre melhor!! No meu caso, quando vou a casa deles é mesmo do meu Pai, ele é que é o chef!!

    Alentejo na alma e coração :) Gostei da frase, tal como adoro o Alentejo :)

    Ora...o meu bolo preferido é o bolo de bolacha...eu adoro chocolate...por isso...como não poderia eu gostar desta magnifica receita que aqui metes? Uma perdição autentica...só de olhar para essa fatia quase que tenho que ir buscar uma esfregona para limpar a baba...uma delicia mesmo :) Ficou perfeito, parabéns! :)

    ResponderEliminar
  15. Una tarta estupenda...realmente me han subido las pulsaciones...maravilloso corte !!!
    Besos
    Miguel
    lareposteriademiguel.com

    ResponderEliminar

Entrecostos não se discutem, mas podem-se comentar: