quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Bolachinhas decoradas



Já escrevi várias vezes aqui no blogue sobre o amor que tenho pela culinária e como este gosto sempre esteve presente na minha vida, mas ainda não tinha surgido a oportunidade de escrever sobre a sua criação. Antes de mais tenho de me assumir com uma blogoólica, há vários anos que seguia de forma anónima e muitas vezes sem comentar vários blogues que muito me inspiravam nas minhas idas para a cozinha. No entanto, os estudos, os fins de semanas no Alentejo entre outras coisas fizeram-me adiar a criação do meu, porque sabia que depois de o ter, tinha de me dedicar a ele como que a um filho muito desejado.  E é isso que tem vindo a acontecer desde Maio, continuo ocupada como antes, nesta altura até mais porque estou a escrever a tese,  mas sei que tenho uma responsabilidade de manter actualizado o meu blogue e de visitar os vossos. E é das melhores responsabilidades que tenho, porque já disse a várias pessoas que sou uma apaixonada por ele. E confesso-vos que é mesmo verdade. Cada vez que publico aqui uma receita faço-o com todo o carinho e coloco o máximo de mim em cada post, é essa a razão pela qual os vossos comentários me deixam sempre tão feliz porque significam para mim que a dedicação que coloco aqui é de algum modo recompensada. Vocês são a minha recompensa. 

Hoje resolvi escrever sobre isto, porque recebi na semana passada o meu primeiro selo, de uma querida amiga aqui do mundo virtual que tem um blogue cheio de receitas deliciosas, fotografias lindas e textos inspiradores que tantas vezes me fazem levantar os pés do chão e entrar no mundo dela. Espero que visitem a Lenita aqui, porque vos garanto que vale a pena. Junto ao selinho, vinha um desafio  muito simples e no qual vou participar com todo o gosto, de acordo com as regras devo escrever  7 coisas sobre mim e passar o desafio a 15 blogues, escolhi apenas 5 porque já vi que muitos dos blogues que acompanho já o receberam e porque estes 5 são de pessoas muito especiais.


Então aqui, a cozinheira:

1)É aquário com ascendente em Escorpião.
2)É uma apaixonada pelo Alentejo, pelas pessoas, paisagens e sabores.
3)Tem os amigos como família.
4)Adora chocolate e não consegue beber leite.
5)Trabalha no Verão a servir a mesa num restaurante e adora.
6)Acha que nasceu erradamente antes da irmã, porque ela é que devia ser a mais velha.
7)Sonha um dia ir a Nova Iorque.

Vou passar este desafio à:

Candy do Candy Love
Daniela S. do Diario emigrante
Mia  do Mia Limão
Vanessa do The time of my life

Para agradecer o carinho de todas as pessoas que por aqui passam a receita de hoje é para vocês!


Para 20 bolachinhas decorados precisei de:

125g de manteiga
125g de açúcar
1ovo
250g de farinha
1 colher de chá de fermento

Para o glacé precisei de:

150g de açúcar em pó
Água
Corante alimentar vermelho

Preparação dos bolachinhas:

1: Comecei por derreter a manteiga no microondas (porque a tinha no frigorifico) e bati-a com o açúcar, até obter uma mistura cremosa.
2: Adicionei a farinha e o fermento e bati até obter uma massa macia, que envolvi em pelicula aderente e que levei ao frigorifico durante 1hora.
3: Pré-aqueci o forno a 180ºc.
4: Tendi a massa sobre a bancada da cozinha enfarinhada e cortei com o corta massa bolachinhas que decorei com o glacé.

Preparação do Glacé:

1: Adicionei ao açúcar em pó água, até obter uma glacé cremoso com uma consistência que permitia a aplicação com o saco de pasteleiro.
2: Adicionei o corante vermelho, gota a gota e misturei bem. 

17 comentários:

  1. ADOREI ESSAS BOLACHAS FICARAM LINDAS.
    PARABÉNS PELO SELO ,GOSTEI DE TE CONHECER MAIS UM POUCO.
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Querida Vera,
    Obrigada pelas tuas palavras tão carinhosas! É um facto que neste mundo virtual se criam laços, se geram afinidades, amizades virtuais, mas que nos são caras.
    tal como tu também um sinto o meu blogue dessa forma, algo que faço com carinho e cuidado, que é muito meu, mas que ofereço a todos com amor.
    Gostei de saber um pouco mais de ti. Um dia gostava de te conecer pessoalmente.
    Estas bolachinhas são um lindo miminho que nos deixas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. As bolachinhas ficaram lindas :D a condizer com as unhas... Irei receber e responder a este selinho com todo o carinho fofa :) Estou cheia de sdd tuas, mas ja falta muito muito muito pouco :)
    bjinhooo

    ResponderEliminar
  4. Olá Vera,

    Gostei de saber um pouco mais sobre si, também eu sou amante de chocolate e a ele eu venero ! :-)
    Tanto que criei um blog só para ele ! .-)

    As suas bolachinhas ficaram lindas... a condizer com o seu verniz tão veranil !

    Beijinhos
    Isabel

    ResponderEliminar
  5. Olá Vera, quero que saibas que é um gosto enorme visitar-te,
    quando aqui chego percebo (ou sinto melhor falando), essa teu
    carinho e entrega ao blogue.
    Gostei da partilha de hoje,ah...adorei os bolinhos, muito obrigada:)
    Beijinhos.















    ResponderEliminar
  6. Que querida Vera, aceito já uma bolachinha!
    Ficaram tão fofas :)
    É bom fazermos o que gostamos, sem obrigações e com amor e dedicação.
    E um blog, é uma parte de nós, que cuidamos e oferecemos a todos.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Que bolachinhas tão sweet! Parabéns pelo selo e pelo blog claro :-)

    ResponderEliminar
  8. Entendo este amor... Tbm o sinto.
    Suas bolachinhas estão um encanto
    Beijos
    Ü

    ResponderEliminar
  9. Olá

    Adoro este tipo de bolachinhas, vou levar a receita comigo.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Obrigada Verinha pelo selinho :P
    As bolachas estão lindas muito inspiradoras!

    Quem me dera provar uma :P

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  11. Gosto do pormenor das unhas combinarem com a cobertura das bolachas :P
    Obrigado pelo selo e assim que tiver tempo respondo ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Vera cada vez mais acho que o que distingue uns blogs de outros é mesmo a entrega de quem esta Por trás de cada um deles... Gosto do muito do blog, vou continuar, sem duvida, a visitar...

    ResponderEliminar
  13. oláaaa
    obrigado pelo selo:P
    as bolachas têm um optimo aspeto! será que sobrou alguma para mim?

    ResponderEliminar
  14. Adoro bolachinhas e as tuas ficaram lindas!

    Parabéns!

    ResponderEliminar

Entrecostos não se discutem, mas podem-se comentar: