sábado, 26 de maio de 2012

Queijadinhas de laranja num abraço sem fim



Sou de amizades duradouras e profundas. Sou dedicada e estimo as pessoas que me dão o privilégio da sua amizade como o melhor que a vida me dá. Entendo-as como uma segunda família, um porto de abrigo, uma âncora às coisas que realmente interessam. Gosto de as surpreender, de estar presente nos momentos certos, de falar de coisas sem interesse e de partilhar as coisas importantes da vida.

Hoje de manhã, depois de 5 meses, chegou dos EUA uma amiga muito querida. De quem tenho sentido a falta todos os dias. Para a receber, tinha os olhos carregados de lágrimas teimosas, um abraço há muito desejado e uma caixa de queijadinhas. Há momentos que não se conseguem descrever nem voltar a viver. Mas os sabores podem ser eternos, e tenho a certeza, que nunca mais vamos comer queijadinhas de laranja sem nos lembrar-mos do abraço de hoje.


A receita destas queijadinhas é muito fácil e são tão saborosas que mesmo que fosse mais complicada valeria a pena o esforço. Eu coloquei as minhas em forminhas de alumínio mas ficam muito bonitas em formas coloridas de papel.

Para 12 queijadinhas precisei de:

1 ovo
150g de açúcar
Raspa e sumo de ½ laranja
50g de farinha
1 Colher de chá de fermento
50g de manteiga
250ml de leite

Preparação:

1: Bati o ovo com o açúcar, até obter um creme esbranquiçado.
2: Adicionei a raspa e o sumo da meia laranja, a manteiga derretida, o leite, a farinha e por fim o fermento.
3: Untei forminhas de alumínio com manteiga e farinha e coloquei o preparado no seu interior. Levei ao forno a 180ºC por 30minutos até estarem douradas.
4: Desformei as queijadinhas ainda quentes e coloquei-as em formas de alumínio.


17 comentários:

  1. Há sabores que evocam memórias e afectos e a partir de agora esta receita lembrará esse momento tão especial. Porque a amizade é um bem precioso e que devemos cuidar tão bem. Os amigos e as receitas para mim estão sempre abraçados.
    Lindas queijadinhas!

    ResponderEliminar
  2. Até eu me comovi com o texto e com as fotos desse reencontro com a tua amiga :) As queijadinhas assinalam muito bem o momento. Gostei pelo facto de não levarem muitos ovos... pensei que levassem mais :) Bjs e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  3. Que reencontro emocionante! E essas queijadinhas estão um espetáculo! Devem ser deliciosas. Gostei muito do seu blog. Voltarei mais vezes. Bom final de semana.

    Um abraço, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  4. Bem, quase que me vieram as lágrimas novamente, é certo que ficarei a ter a queijadinhas de laranja, associadas a este momento. Eu ja comi o resto das queijadinhas e garanto que estao deliciosas. :D
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá Vera ! Passei por aqui para te conhecer, e gostei muito do teu cantinho. Que belo reencontro, ainda para mais com direito a docinhos. As queijadas ficaram lindas.
    Quando poderes passa no meu blog também para me conheceres.
    http://ideiasdamoranguetes.blogspot.pt/
    Beijinhos e obrigada.
    Anabela

    ResponderEliminar
  6. Devo dizer que também fiquei comovida ao ler o texto e ver as fotos :') É muito bom ler receitas com histórias, especialmente com histórias tão marcantes! As queijadinhas ficaram muito bonitas, e é tão bom dar algo feito por nós :)
    Beijinhos e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  7. Até fiquei comovido :)

    Realmente o mais importante da vida são a família e os amigos, e muitos desses amigos já são quase família :)

    O reencontro deve ter sido mesmo emocionante, e achei delicioso o pormenor de levares essas queijadinhas :) Ficaram lindas!

    ResponderEliminar
  8. Adorei este post :) Até me emocionei da ver a vossa foto...

    Saudades vossas*
    Ainda tou a espera para combinar o convívio :)

    Beijinhos*

    P.S.: Vou fazer essas belas queijadinhas de certeza. Parecem óptimas :P

    ResponderEliminar
  9. Ola Vera. Antes de mais um muito obrigada pela visita e por me dares a conhecer o blog. Já te adicionei na lista. Somos da mesma idade :))) Novinhas hein??? Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  10. Bom dia Vera.
    Venho agradecer a visita e o comentário no meu blog e dar-te os parabéns aqui pelo teu espaço, tens coisas deliciosas!
    Nada melhor do que um presente feito com carinho para bem receber quem amamos!

    ResponderEliminar
  11. Que lindas queijadas :) E o abraço ainda melhor!!!
    Obrigado pela visita e comentário :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Oh que lindo! até fiquei comovida...

    ResponderEliminar
  13. Olá Vera!
    Antes de mais muito obrigada pela tua visita ao meu blogue! Fiquei curiosa com o nome do teu e decidi vir espreitar :) e ainda bem que o fiz porque gostei bastante logo deste primeiro post :)

    Fiquei fã! Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Post muito bonito e cheio de emoção.

    As queijadinhas ficaram maravilhosas!

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  15. Que lindo texto, tão emotivo e verdadeiro!
    As queijadinhas souberam ainda melhor, porque estavam carregadinhas de carinho!
    Gostei muito de conhecer o teu blogue, boas sugestões e uma apresentação muito bonita.
    Quando puder venha conhecer o meu.
    Bjs

    ResponderEliminar
  16. Pela imagem da despedida arrepiei-me...
    E, em relação às queijadas... apetitosas! :P

    ResponderEliminar

Entrecostos não se discutem, mas podem-se comentar: